BlockyCRAFT Tutorial
Attachments
History
Blame
Rename
Delete
Create page
A - Z
Changelog
Documentation
About An Otter Wiki
Toggle dark mode
Login
Menu
Tutorial [English]
Tutorial [Português]
Tutorial [Español]
Page Index
Tutorial
English
Español
Português
Tutorial
Português
da3264
Commit
da3264
2025-12-04 02:52:37
Bernardo Zukerman
: aaaaaaaaa
tutorial/português.md
..
@@ 4,110 4,77 @@
---
-
# Diagramas do Plugin BlockyClaim
+
# Como Funciona o Sistema de Proteção (BlockyClaim)
-
## Estrutura de Classes (Simplificada)
+
Este guia visual explica como você pode proteger suas construções e como funcionam as regras de terrenos.
+
+
## 1. Passo a Passo: Criando sua Proteção
```mermaid
-
classDiagram
-
class BlockyClaim {
-
+onEnable()
-
+onDisable()
-
+getClaimManager()
-
+getPlayerDataManager()
-
}
-
class ClaimManager {
-
-List~Claim~ claims
-
+getClaimAt(Location)
-
+addClaim(Claim)
-
+createClaim(Player, Location, Location)
-
}
-
class Claim {
-
-String owner
-
-String name
-
-Location minPoint
-
-Location maxPoint
-
-List~String~ trusted
-
+isLocationInside(Location)
-
+hasPermission(String player)
-
}
-
class PlayerDataManager {
-
-Map~String, Integer~ claimBlocks
-
+getClaimBlocks(String player)
-
+addClaimBlocks(String player, int amount)
-
}
-
class CommandManager {
-
+onCommand()
-
-handleClaimCommand()
-
-handleTrustCommand()
-
}
-
class Listeners {
-
+ClaimToolListener
-
+ProtectionListener
-
}
-
-
BlockyClaim --> ClaimManager
-
BlockyClaim --> PlayerDataManager
-
BlockyClaim --> CommandManager
-
BlockyClaim --> Listeners
-
ClaimManager --> Claim
-
CommandManager ..> ClaimManager
-
CommandManager ..> PlayerDataManager
-
Listeners ..> ClaimManager
+
flowchart TD
+
Start([Início]) --> Tool[Pegue a Pá de Ouro]
+
Tool --> C1[Clique Direito no Bloco A<br/>(Primeiro Canto)]
+
C1 --> C2[Clique Direito no Bloco B<br/>(Canto Oposto)]
+
+
C2 --> Check{A área está livre?}
+
+
Check -- Não (Tem claim de outro) --> Error[Erro: Área Sobreposta!<br/>Escolha outro lugar]
+
Error --> Start
+
+
Check -- Sim (Livre ou Sua) --> Calc[Sistema calcula custo em blocos]
+
+
Calc --> Balance{Você tem blocos suficientes?}
+
+
Balance -- Não --> NeedBlocks[Erro: Saldo Insuficiente!<br/>Compre mais blocos]
+
NeedBlocks --> End([Fim])
+
+
Balance -- Sim --> Confirm[Digite: /claim confirm <nome>]
+
Confirm --> Success[Sucesso!<br/>Terreno Protegido]
+
Success --> End
+
+
style Start fill:#f9f,stroke:#333,stroke-width:2px
+
style End fill:#f9f,stroke:#333,stroke-width:2px
+
style Success fill:#9f9,stroke:#333,stroke-width:2px
+
style Error fill:#f99,stroke:#333,stroke-width:2px
```
-
## Fluxo de Criação de Claim
+
## 2. Regras de Sobreposição (Overlap)
+
+
Você pode expandir suas terras ou criar proteções complexas, mas existem regras!
```mermaid
-
sequenceDiagram
-
actor Player
-
participant ToolListener as ClaimToolListener
-
participant Command as CommandManager
-
participant Manager as ClaimManager
-
participant Data as PlayerDataManager
-
participant DB as Database
-
-
Player->>ToolListener: Right Click (Corner 1)
-
ToolListener-->>Player: "Primeiro canto definido"
+
flowchart TD
+
A[Tentativa de Criar Nova Claim] --> B{Quem é o dono da claim existente no local?}
-
Player->>ToolListener: Right Click (Corner 2)
-
ToolListener->>Manager: isAreaClaimed?
-
alt Area Occupied
-
Manager-->>ToolListener: True
-
ToolListener-->>Player: "Área sobreposta!"
-
else Area Free
-
ToolListener-->>Player: "Segundo canto definido. Use /claim confirm <nome>"
-
ToolListener->>ToolListener: Store Selection
-
end
-
-
Player->>Command: /claim confirm MinhaCasa
-
Command->>ToolListener: Get Pending Selection
-
Command->>Manager: Check Overlap Again
-
Command->>Manager: Calculate Cost (Blocks)
-
Command->>Data: Check Balance
+
B -- Ninguém (Área Livre) --> C[✅ Permitido<br/>Cria nova proteção]
+
B -- Outro Jogador --> D[❌ Proibido<br/>Você não pode invadir terras alheias]
+
B -- Você Mesmo --> E[✅ Permitido<br/>Sobreposição Autorizada]
-
alt Insufficient Blocks
-
Data-->>Command: Balance Low
-
Command-->>Player: "Blocos insuficientes!"
-
else Sufficient Blocks
-
Data->>Data: Deduct Blocks
-
Command->>Manager: addClaim(New Claim)
-
Manager->>DB: Save Claim
-
Command-->>Player: "Claim criada com sucesso!"
-
end
+
E --> F[Dica: Use isso para expandir<br/>ou criar sub-áreas!]
+
+
style C fill:#9f9,stroke:#333
+
style D fill:#f99,stroke:#333
+
style E fill:#9f9,stroke:#333
```
-
## Fluxo de Proteção (Quebrar/Colocar Bloco)
+
## 3. Comandos Úteis
```mermaid
-
flowchart TD
-
A[Evento: BlockBreak/Place] --> B(ProtectionListener)
-
B --> C{Existe Claim no Local?}
-
C -- Não --> D[Permitir Ação]
-
C -- Sim --> E{Player é Dono ou Trust?}
-
E -- Sim --> D
-
E -- Não --> F[Cancelar Evento]
-
F --> G[Enviar Mensagem "Sem Permissão"]
+
mindmap
+
root((BlockyClaim))
+
Comandos Básicos
+
/claim confirm nome
+
/claim cancel
+
/claim list
+
Economia
+
/claim saldo
+
/claim comprar qtd
+
Vendas
+
/claim anunciar preço
+
/claim adquirir
+
Permissões
+
/trust nick
+
/untrust nick
```
@@ 131,6 98,7 @@
+
## Autenticação
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9